FAQ

Este espaço destina-se ao esclarecimento de questões relativas aos Cursos de Educação e Formação Profissional (EFP) junto dos alunos, dos pais e dos encarregados de educação. Sempre que se considere necessário, as questões e respostas serão atualizadas. 

O que são Cursos de Educação e Formação Profissional (EFP)?

Os Cursos de EFP são um percurso do ensino secundário, com dupla certificação, que se caracterizam por uma forte ligação com o mundo profissional e durante o qual se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e, simultaneamente, se obtém o nível secundário de educação.

Os Cursos de EFP possuem uma estrutura curricular distribuída por módulos, oferecendo, assim, uma maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem dos alunos.

Qual o seu plano de estudos?

Os Cursos Profissionais têm a duração de três anos, equivalendo ao ensino secundário. Tem uma carga horária que pode oscilar entre as 3200 horas e as 3440 horas.

Estão organizados em três componentes de formação:

Faz ainda parte desta componente a Formação em Contexto de Trabalho (FCT). É realizada em entidades de acolhimento (empresas, instituições ou noutras organizações), visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional.

Estes cursos terminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual os alunos revelam as competências e saberes que foram desenvolvendo ao longo do curso.

Em que consiste a Formação em Contexto de Trabalho (FCT)?

A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) constitui o conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob a coordenação e acompanhamento da Escola, em colaboração com as Entidades de acolhimento, que visam a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil de desempenho à saída do curso.  

Tem uma duração total de 600 horas, distribuídas em igual parte pelos dois últimos anos do curso, 11.º e 12.º anos, em diversas Entidades de Acolhimento (Empresas, Ginásios, IPSS, Instituições Públicas, Clubes Desportivos…).

Em que consiste a Prova de Aptidão Profissional (PAP)?

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é um projeto desenvolvido ao longo do 3.º e último ano do Curso de EFP (12.º ano), na qual são evidenciadas as competências adquiridas ao longo do curso frequentado.

A PAP é apresentada em sessão pública a um júri, com elementos externos à escola.

Que certificação têm os Cursos de Educação e Formação Profissional (EFP)?

A conclusão de um Curso Profissional confere um diploma de ensino secundário, equivalente ao 12.º ano de escolaridade, e um certificado de qualificação profissional de nível IV.

O diploma de ensino secundário e o certificado de qualificação profissional de nível IV permitem aos alunos:

Os Cursos de Educação e Formação Profissional têm apoios financeiros?

Os alunos dos cursos de Educação e Formação Profissional (EFP) têm direito a Subsídio de Alimentação (convertido em almoço na cantina, de forma gratuita), Subsídio de Transporte, Bolsa de Material Escolar e Bolsa de Profissionalização.

Quem pode candidatar-se à frequência dos Cursos Profissionais?

Qualquer aluno que tenha concluído o 9.º ano de escolaridade, ou com habilitação equivalente ou, ainda, que não tenha concluído o ensino secundário, desde que, à data de 1 de setembro do ano em que inicia o curso, tenha preferencialmente 18 anos. Qualquer exceção será analisada pelo Diretor.

Que cursos de Educação e Formação Profissional (EFP) são ministrados no AEAAG?

No ano letivo 2023-2024, o AEAAG tem a funcionar os seguintes cursos: