A escola

Situado na cidade mais alta de Portugal - Guarda, O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque é uma instituição educativa que oferece o ensino a público do pré-escolar ao secundário a mais de 2000 alunos.

A educar há mais de 150 anos, o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque afirma-se pela sua cultura de rigor, exigência e tradição. Protegida a sua cultura histórica, a instituição tem na inovação pedagógica e modernidade a consolidação da sua afirmação no plano educativo e formativo da região. 

Missão

O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque tem como missão para o sector do ensino profissional, dotar os seus alunos de conhecimentos, competências, capacidades e atitudes passíveis de serem mobilizadas no dia a dia consoante o contexto onde os alunos se inserem, os desafios da sociedade e os problemas do mundo atual.

Visão

De mãos dadas com os nossos alunos, as suas famílias e nossa comunidade, encaramos a educação como potencial transformador da sociedade. Pretendemos contribuir para a construção de um ambiente educativo em linha com os valores, orientações e desafios da educação nacional e europeia de forma consciente, crítica, reflexiva e criativa na construção de uma sociedade justa, equilibrada e sustentável.

Valores

Amizade

Confiança

Altruísmo

Segurança

Amor

Conforto

Respeito

Empatia

Gratidão

(Com)paixão

Inclusão

Uma escola para TODOS e para cada UM.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque afirma-se pelo conceito de Escola inclusiva procurando responder aos desafios educativos de todos os alunos e de cada um. A afirmação como escola inclusiva mobiliza um conjunto de recursos para responder às necessidades e expetativas de cada aluno de forma individualizada. As respostas educativas diferenciadas são uma referência da instituição.

Nas nossas mãos, todos os alunos podem ter o futuro que merecem.

Cidadania

“O mundo enfrenta hoje enormes desafios ao nível da consciência individual, das relações humanas e da participação cívica. A vida passa a correr. Parece que não há tempo para olhar para o lado para perceber o que se passa à nossa volta e… dentro de nós. Estamos cada vez mais focados nos nossos desejos, nas nossas ambições, no nosso sucesso e, no entanto, vivemos insatisfeitos. É tempo de parar. Olhar à nossa volta… sentir a pulsação do mundo… e a nossa. Descobrir a alegria de dar… o prazer de receber. Descobrir que a vida só tem valor quando é partilhada. Partilhada com quem está todos os dias ao nosso lado ou quem vemos apenas uma vez na vida. Este é o momento de refletir sobre o novo modelo de educação que responde aos novos paradigmas da vivência global saudável. É para ajudar nessa reflexão… para ajudar cada indivíduo a encontrar-se a si próprio e o seu lugar no mundo” (in Spot Universidade dos Valores, 2016)

Formar cidadãos conscientes, com elevados padrões morais, com elevada consciência cívica e portadores de competências que lhes permitam viver em qualquer parte do mundo é um objetivo central do AE Afonso de Albuquerque. Trata-se de um desafio diário. Frequentemente, contra correntes sociais que desgastam o valor da tolerância e da inclusão, a instituição recorre à força dos seus valores e tradição para manter o rumo e alcançar a sua missão.

Internacionalização

A internacionalização do AEAAG é um processo consolidado no tempo decorrente da realização de um conjunto de atividades que promovem o conhecimento, a presença e o intercâmbio de experiências com alunos, professores e pessoal não docente de outros países.

A instituição assume-se convergente com as tendências da educação europeia subscritas pelas instituições que tutelam a   educação em Portugal integrando uma rede europeia de escolas e agentes no domínio da educação.

Recentemente acreditado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação como coordenadora de consórcio, o AE Afonso de Albuquerque demonstra a sua cultura altruísta em prol de um território e de uma região ao criar oportunidades para staff educativo e alunos de seis agrupamentos de escolas. + informações